Vagas presenciais estão esgotadas, mas ainda é possível se inscrever para participar de forma on-line do evento

 

Brasília, 1º de outubro de 2025 - O segundo dia da Semana de Inovação 2025 entrega muito conteúdo e debate para um futuro possível e sustentável. O evento está ocorrendo na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) presencialmente, mas também com uma curadoria on-line de mais de 120 atividades. 

 

Com o tema “Um Planeta, Uma Chance: inovar para um futuro possível”, o evento - considerado o maior de inovação pública da América Latina - terá mais de 400 atividades distribuídas em mais de 500 horas de programação. É possível participar ainda até amanhã em formato presencial (para quem se inscreveu com antecedência), on-line e com dezenas de atividades via You Tube da Enap. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site semanadeinovacao.enap.gov.br.

 

No Auditório CAIXA e nos palcos Celebra, Nexus Finep e Inovatio Dataprev serão realizadas as principais palestras da Semana. Dezenas de espaços espalhados pela Escola acomodarão interessados em participar de iniciativas especiais, dentre elas as selecionadas via Chamada Pública, tais como oficinas, mesas redondas, atividades artísticas, premiações e vivências.

 

A mega oficina de hoje - novidade desta edição - é com Caio Vassão. Trata-se de uma oficina colaborativa de alta intensidade na qual os participantes poderão contribuir com a inovação regenerativa. Os oficinões acontecem todos os dias de evento, sempre no Auditório CAIXA, a partir das 16h30.

 

Entre os palestrantes do dia, Carol Rosignoli, com a palestra Com que roupa eu vou? Um panorama dos impactos da indústria têxtil nas mudanças climáticas, às 15h, no Palco Nexus Finep. E às 16h30, tem mesa redonda, no palco Inovatio Dataprev, com o tema Capacidades Estatais para resiliência e adaptação climática: Mobilização para um Futuro Comum, com representantes da Enap, do Executivo (estadual, municipal e federal) e do Legislativo.

 

Também às 16h30, no Anfiteatro 1, Mayra Fonseca traz o tema Tecnologias cerradeiras: raizeiras e suas práticas de regeneração. A palestra mostra a importância de valorizar os conhecimentos das raizeiras do Cerrado, com um novo olhar para repertórios de inovação, colocando comunidades tradicionais no centro da discussão e como protagonistas na construção de futuros. No final do dia, às 17h30, o Laboratório de Inovação em Inteligência Artificial do Governo Federal (LIIA), uma iniciativa da Enap, fala sobre O que é um laboratório de inovação em IA?, na programação da Rede InovaGov. 

 

Também teremos a vivência Respira COP 30 - uma conversa para lideranças regenerativas, com Stael Campos e Julia Melo, para refletir sobre como o setor público pode se preparar com dados, escuta e sensibilidade, alinhando-se aos princípios da bio-liderança para atuar com coragem, conexão e regeneração.

 

Todos os dias, a partir das 9h, é possível apreciar a 1ª Mostra de Fotografia da Juventude do Campo, das Águas e das Florestas, parte da ExperiÊncia InovaGov. Trata-se de uma exposição fotográfica de cursos de formação em audiovisual para adolescentes e jovens das escolas públicas, presentes na fronteira rural entre Bom Jardim, Nova Friburgo e Trajano de Moraes, do Rio de Janeiro.

 

Na programação on-line, temos, entre outros destaques:

 

Às 9h, Palestra IA e Cooperativismo: por futuros digitais mais sustentáveis, com Rafael Grohmann.

Às 11h:  Palestra Biomimética e Cultura Maker, com Luemy Avila e Gilmara Souza.

 

Às 11h: Palestra Agroflorestas no SUS: saúde se planta, com Ramon Sena de Jesus dos Santos..

 

Às 15h: a Mesa Redonda Inovação Aberta para o desenvolvimento sustentável nos municípios: conectando setor público e startups, com Eduardo Azevedo (BID); Francisco Ferreira Alexandre (Sudene); Barbara Johas (Cesu Teresina); Anderson Costa (SEMAM Teresina); Roberto Speicys (Scipopulis), e a moderação de Kauara Rodrigues, da GNova/Enap, e Marcello Santo, do Impact Hub.

 

Há dezenas de palestras, oficinas, atividades e mesas redondas a partir das 9h, dos mais diversos temas. Baixe o aplicativo oficial do evento pela loja de apps do seu aparelho de celular (IOS ou Android) e organize sua agenda! 

 

Veja a programação completa aqui!



Sobre a SI 2025:

 

A Semana de Inovação 2025 é realizada pela Enap em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Tribunal de Contas da União (TCU). Nesta edição, inclui a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério da Saúde.

O patrocínio master é da Caixa Econômica Federal. Também são patrocinadores a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), a Itaipu Binacional, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Tik Tok, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Banco do Nordeste do Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Brasil. O evento conta com apoio da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e da Fundação Dom Cabral.

 

SERVIÇO:
O quê: Semana de Inovação 2025

Onde: Escola Nacional de Administração Pública - Enap (SPO Área Especial 2-A, Asa Sul), Brasília-DF

Data: 30 de setembro a 2 de outubro 

Formato: Presencial e On-line

Investimento: Gratuito

Mais informações e inscrições:  semanadeinovacao.enap.gov.br

Saiba todas as novidades da SI nas nossas redes: Instagram e LinkedIn

Update cookies preferences