Ariel Palitz relatou como a vida noturna também exige um olhar apurado e focado dos gestores locais durante palestra na Semana de Inovação 2024
A gestão de uma cidade não é tarefa fácil. Independentemente do porte, há uma série de detalhes que precisam estar no radar do gestor para que a vida flua de modo responsável e sustentável. Imagine então cuidar da vida noturna de uma das maiores metrópoles do planeta. Na Semana de Inovação 2024, Ariel Palitz, que foi a primeira “prefeita da noite” de Nova Iorque, relatou como a vida noturna também exige um olhar apurado e focado. “A vida é 24h. Há pessoas que vivem a noite, há empresas que funcionam de noite. Os trabalhadores merecem o máximo de respeito e atenção como durante o dia”, ressaltou.
Ariel foi a responsável pela implementação do gabinete de vida noturna da cidade de Nova Iorque nas gestões de Bill de Blasio e Eric Adams, entre 2018 e 2023. Experiente empresária de clube noturno na cidade, Ariel usou sua expertise para identificar os desafios de gestão de uma cidade no turno da noite, além de desenvolver soluções em meio à pandemia de Covid-19.
Durante a palestra, intitulada “The New York Night Mayor: uma conversa com a primeira prefeita da noite de Nova Iorque”, Ariel apresentou alguns cases da sua gestão, entre eles equipes de mediações de conflitos para tentar equilibrar o funcionamento de bares e restaurantes e moradores do entorno; alinhamento entre as agências reguladoras, corretores de imóveis e forças policiais para reduzir a ida a estabelecimento noturnos sem necessidade e aproximação com as comunidades locais para entender a realidade, entre outros.
“Precisamos coexistir. De noite há questões que também ocorrem de dia, como abusos sexuais, uso de drogas, som, mas também tem cultura e impacto financeiro. É preciso desestigmatizar a vida noturna”, reforçou.
Atualmente, há 20 escritórios de vida noturna nos Estados Unidos e, recentemente, a ex-prefeita esteve em Barcelona, na Espanha, para apoiar a implementação de um gabinete de vida noturna local. Segundo ela, é necessário entender como a vida noturna contribui para a identidade da cidade, além da economia e cultura. “Isso pode ser feito em Nova Iorque, Brasília, Rio ou qualquer cidade do Brasil. Não precisa ser uma cidade grande para buscar uma gestão da vida noturna do município.”
Inovação a serviço do cuidado
Com o tema “Novas Formas de Cuidar”, a Semana de Inovação - considerado o maior de inovação pública da América Latina -, que este ano está na décima edição, traz reflexões sobre a construção de políticas públicas e inovações em governo a serviço do cuidado. Foram mais de 600 horas de programação, com mais de 400 atividades dedicadas ao tema, entre os dias 29 e 31 de outubro.
Saiba mais sobre a programação aqui.
Sobre a SI 2024
A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGi.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.