Mesa redonda, comandada por representantes da SDG/MGI, abordou avanços conquistados por iniciativas como o FGTS Digital e o SigaCRIM

 A tecnologia como aliada para melhorar a qualidade do serviço público prestado à população. Essa ideia foi tema de debate na mesa redonda “Cases de sucesso do Programa Startup GOV.BR”, destaque do segundo dia da Semana de Inovação, promovido pela Enap, em Brasília. O evento teve a participação de coordenadores do programa Startup GOV.BR. Eles compartilharam conquistas e boas práticas do projeto, que busca modernizar os serviços públicos e facilitar o acesso de cidadãos a esses canais.

“O programa Startup Gov.BR nasceu em 2021, quando começamos a nos questionar de que forma poderíamos utilizar as novas tecnologias para modernizar o serviço público. Foi daí que começamos a olhar mais para fora, para ver o que a iniciativa privada vinha fazendo para conseguir realizar entregas rápidas e soluções dinâmicas aos seus usuários. Dessa iniciativa surgiu o programa Startup Gov.BR, que tem gerado resultados incríveis na modernização dos serviços públicos brasileiros, consolidando o país como um dos líderes nesse quesito”, disse a coordenadora-geral de projetos estratégicos da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGD/MGI), Jackeline Degani.

A Coordenadora de Apoio e Monitoramento de Projetos Estratégicos da SGD/MGI, Luciana Babilônia, falou sobre a metodologia do programa e deu alguns exemplos dos resultados conquistados até agora. “Hoje temos 22 projetos em 16 órgãos do governo. Desses, 17 estão em operação e já entregaram algum benefício para a população, com políticas públicas voltadas para infraestrutura, saúde, assistência social, trabalho, previdência social, entre outros”, declarou ela.

“A partir dessas iniciativas que nasceram no programa, já tivemos avanços significativos, como a evolução no GOV.BR e na ID Digital, no novo aplicativo, portal e sistema do Cadastro Único do MDS e as melhorias no sistema e no aplicativo do porto sem papel do MPOR. Vimos progresso também na prescrição eletrônica de medicamentos do MS; sistema ABIS, Inteligeo e SigaCRIM da Polícia Federal; os avanços no FGTS-Digital do MTE”, afirmou Luciana.

De acordo com as palestrantes, a metodologia do programa é colaborativa, envolvendo parcerias com diferentes órgãos do governo para atender às necessidades da população de maneira eficaz e rápida, sempre considerando critérios como impacto social, potencial de desenvolvimento econômico e economia de recursos no processo de seleção e implementação dos novos projetos.

Os grandes destaques das palestras foram as exposições dos cases de sucesso, como o FGTS Digital e o SigaCRIM, feito em parceria com a Polícia Federal.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGI.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.

Saiba todas as novidades da SI nas nossas redes: Instagram LinkedIn

Update cookies preferences