No último dia da Semana de Inovação, Raquel Leite abordou história do Direito do Trabalho no país e relação com obra de Carolina Maria de Jesus

 “Quem cuida das cuidadoras?” Essa reflexão, a qual a pesquisadora Raquel Leite chegou após a experiência pessoal de cuidar da irmã recém-diagnosticada com esclerose múltipla, rendeu um livro (“As Cuidadoras Na Sala De Visita”) e uma trajetória impressionante de análises e conclusões a respeito do cuidado e dos direitos de quem cuida, sob a perspectiva de raça.

Raquel ministrou para uma plateia atenta e entusiasmada a palestra "A interseccionalidade de gênero e raça no trabalho do cuidado", em que trouxe diversas provocações e apontamentos sobre a história do Direito do Trabalho no Brasil e o silêncio sobre as relações raciais. A atividade foi um dos destaques do terceiro e último dia da Semana de Inovação 2024 – maior evento de inovação pública da América Latina e que este ano chegou à sua décima edição, com o tema “Novas Formas de Cuidar”.

A pesquisadora também abordou a regulamentação jurídica do trabalho do cuidado à luz da trilogia da autora Carolina Maria de Jesus - uma das escritoras mais lidas do Brasil. Mulher negra, semianalfabeta e catadora de papelão, Carolina iniciou a trajetória na literatura com a publicação do livro "Quarto de Despejo: Diário de uma favelada", publicado em 1960.

“Qual é essa coletividade que busca entender o trabalho do cuidado? É uma que se baseia no pacto narcisista de uma branquitude que tangencia as mulheres negras e que as mantêm no quarto de despejo”, ressaltou a palestrante.

Raquel fez um panorama da legislação trabalhista, relembrou as vitórias com a PEC das Domésticas, em 2013, e com a Lei Complementar de 2015. No entanto, enfatizou que ainda há muito a ser feito. “A Lei Complementar foi importantíssima, mas perdeu uma grande oportunidade de avançar na proteção do trabalho doméstico a partir da sua valorização: valorização social e valorização moral, regulamentando os diversos tipos de trabalho doméstico de cuidado.” 

Sobre a SI 2024:
A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGi.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.

Mais informações no site: semanadeinovacao.enap.gov.br

Saiba mais sobre a programação aqui.

Saiba todas as novidades da SI nas nossas redes: Instagram e LinkedIn

Update cookies preferences