Autora e designer Lesley-Ann Noel compartilhou princípios fundamentais para estimular transformação por meio da inovação

criandointerna

A palestra “Criando Mudanças Sociais Através de Inovações Públicas”, ministrada pela designer, autora e professora Lesley-Ann Noel, foi um dos destaques do segundo dia da Semana de Inovação, promovida pela Enap, em Brasília. Com uma abordagem centrada no design social, a autora utilizou sua experiência em pesquisa e ensino para discutir como o design pode ser um catalisador para mudanças sociais efetivas e sustentáveis.

Em sua apresentação, Lesley-Ann se baseou em reflexões contidas em seu livro Design Social Change: Take Action, Work toward Equity, and Challenge the Status Quo, publicado pela Stanford d.school Library. Ela destacou a importância de adotar uma mentalidade inclusiva que valorize as vozes marginalizadas na sociedade e enfatizou o papel dos designers cidadãos na criação coletiva de soluções que promovam a equidade.

“Precisamos nos perguntar sobre qual o tipo de mundo queremos viver e o que podemos fazer para alcançá-lo”, disse ela, incentivando os participantes a refletirem sobre sua própria capacidade de impactar positivamente suas comunidades. Lesley-Ann também apresentou princípios fundamentais para criar mudança social por meio da inovação e salientou a necessidade de colaboração e a importância de entender as experiências das pessoas.

A autora compartilhou exemplos práticos de como crianças foram provocadas a criar inovações que melhorassem seus mundos. Ao trabalhar com jovens, ela demonstrou como o envolvimento das crianças no processo de design pode levar a soluções criativas e significativas, mostrando que a inovação social não é apenas uma responsabilidade dos adultos, mas pode e deve ser cultivada desde a infância.

Antes de finalizar a palestra, Lesley-Ann compartilhou quatro princípios fundamentais para criar mudança social por meio da inovação. Segundo ela, é preciso entender as barreiras relacionadas ao acesso e à equidade, localizar a injustiça, promover a humanização e visibilidade das pessoas e promover a participação da sociedade e engajamento cívico.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGI.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.

Saiba todas as novidades da SI nas nossas redes: Instagram LinkedIn

Update cookies preferences