Representantes da Apolitical Foundation compartilharam experiência na promoção da participação cívica

 o governo somos ns interna

O papel das comunidades digitais na promoção da participação cívica e do engajamento em políticas públicas. Este foi o assunto da palestra “O Governo Somos Nós: Estratégias para Construir Comunidades Virtuais Engajadas”, promovido pela Rede InovaGov. Participaram do evento a vice-presidente da Apolitical Foundation para a América do Norte Cori Zarek e a diretora de parcerias da entidade, Katy Weber. Ambas atuam no campo da tecnologia cívica e da inovação pública. Elas conduziram a sessão realizada na Biblioteca da Enap, parte da programação do segundo dia da Semana de Inovação, promovida pela Enap, em Brasília.

Durante a atividade, as dirigentes da Apolitical abordaram práticas e estratégias que podem transformar plataformas virtuais em espaços de colaboração ativa e inclusiva. Elas exploraram como a construção de comunidades virtuais engajadas pode ser uma ferramenta eficaz para enfrentar desafios sociais e promover mudanças estruturais.

Segundo Cori, o conceito de "governo somos nós" traduz a ideia de que todos os cidadãos, ao participarem ativamente em discussões e iniciativas digitais, podem influenciar diretamente decisões políticas. Para isso, ela destacou a importância da criação de plataformas transparentes e acessíveis, que encorajem uma comunicação bidirecional entre cidadãos e servidores públicos.

Em sua fala, Katy enfatizou que o uso de tecnologias digitais permite que as vozes da população sejam ouvidas de maneira mais direta, mas que é preciso garantir que essas plataformas estejam estruturadas de forma a incentivar a participação inclusiva. Ela destacou a necessidade de diminuir a barreira de entrada para comunidades diversas, lembrando que o engajamento virtual é uma maneira poderosa de incluir grupos historicamente marginalizados nas conversas sobre políticas públicas.

As dirigentes apresentaram vivências que tiveram dentro do tema e reforçaram o que aprenderam para inspirar os participantes da palestra. Por vários momentos, a dupla convidou o público a debater e compartilhar com os demais suas dúvidas e experiências. Discutiram também práticas específicas que podem fortalecer a construção de comunidades virtuais engajadas.

As palestrantes listaram algumas recomendações para o sucesso de comunidades virtuais engajadas, como criar espaços onde cidadãos possam expressar suas opiniões e receber retorno sobre como essas contribuições são levadas em conta nas decisões governamentais. Cori sugeriu que as equipes de governo devem ser treinadas para usar as plataformas digitais de forma eficaz, criando diálogos significativos com a comunidade.

No encerramento, ambas enfatizaram que, ao trabalhar em colaboração com a sociedade civil e ao ouvir ativamente as demandas da população, os governos podem não apenas resolver problemas de maneira mais eficaz, mas também construir relações de confiança e legitimidade com os cidadãos. “A tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas precisamos usá-la com responsabilidade e empatia para que o governo seja verdadeiramente de todos”, disse Cori.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGI.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.

Saiba todas as novidades da SI nas nossas redes: Instagram LinkedIn

Update cookies preferences