Transformar o Estado por meio das pessoas. Essa é a mensagem principal do livro da professora e pesquisadora Gabriela Lotta, lançado nesta quarta-feira (08/11), no palco Experiência Inovagov. Para a autora, é preciso melhorar a imagem do servidor público porque há uma crença no imaginário comum de que o servidor é um “marajá” acomodado.

O livro, segundo ela, tem a função de realizar um papel também de comunicação pública, ou seja, informar o que é ser um servidor público e sua importante missão para a sociedade brasileira. A publicação tem um compilado de dados, reflexões e conceitos importantes sobre a administração pública, servidores, rotinas de pesquisas, estudos, além das grandes inovações e realizações desses agentes essenciais para o funcionamento do país. “O livro é baseado em princípios republicanos, pois para a melhoria da sociedade brasileira é  preciso melhorar a forma como as pessoas trabalham e aprimorar os processos”, explicou Lotta.

Sobre a palestrante

Professora e pesquisadora de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Doutora em Ciência Política pela USP, mestre e graduada em administração pública pela FGV. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB), docente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e bolsista produtividade 2 do CNPq. Coordena a área temática de Estado e políticas públicas, da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). É também diretora da pesquisa da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEP/CP). Trabalhou com assessoria, pesquisa e formação para diversos governos. Atua principalmente nas áreas de políticas públicas, burocracia, implementação e gestão governamental.