O primeiro dia da Semana de Inovação contou com a presença da professora e pesquisadora do Instituto Eldorado, Tatiana Saldanha Tavares. Em sua palestra, “Da ImagineNet ao ChatPT: A jornada da inteligência artificial e seus impactos na sociedade”, que proferiu na Escola Nacional de Administração Pública, a especialista fez um resgate histórico da evolução tecnológica do GPT, de simples tarefas até a inteligência generativa.

Para quem anda receoso com o poder, mas também com as possibilidades que oferece a inteligência artificial, Tatiana deixou uma mensagem: "A IA não vai dominar o mundo, quem vai dominar o mundo somos nós (seres humanos)". 

A professora narrou que ela mesma ficou bastante impressionada com a experiência de usar a IA em um contexto de seu conhecimento, em que obteve respostas a perguntas como se fosse outra pessoa respondendo. Para ela, a IA deve continuar na jornada de evolução, dará grandes resultados, mas todo esse processo deve ser baseado na ética e na responsabilidade.