Dan Ariely

Professor de Psicologia & Economia Comportamental na Duke University
Apesar de nossas intenções, por que frequentemente não conseguimos agir em favor de nossos melhores interesses? Por que prometemos abrir mão do bolo de chocolate, apenas para nos encontrarmos salivando rumo à tentação quando a bandeja de sobremesas está passando? Por que supervalorizamos as coisas nas quais trabalhamos? Quais são as forças que influenciam nossos comportamentos? Dan Ariely, professor de psicologia & economia comportamental na Duke University, dedica-se a responder essas perguntas, a fim de ajudar as pessoas a viverem suas vidas de forma mais sensata, se não racional. Os interesses dele abrangem uma ampla gama de comportamentos, e seus experimentos, às vezes incomuns, são consistentemente interessantes, divertidos e informativos, demonstrando ideias profundas que se opõem à sabedoria comum.
Ele é um membro fundador do Centro para Retrospectiva Avançada, co-fundador da Kayma, co-criador do filme documentário (Des)Honestidade: a verdade sobre as mentiras, e um autor que figurou três vezes entre os mais vendidos segundo o jornal New York Times. Previsivelmente Irracional, Positivamente Irracional, A Mais Pura Verdade Sobre a Desonestidade, além de Irracionalmente Seu, Recompensa e Dólares e Bom Senso, são alguns de seus livros.
Em 2013, a Bloomberg reconheceu Dan como um dos 50 Pensadores Mais Influentes. Ele tem, também, uma coluna de aconselhamento quinzenal no Wall Street Journal chamada “Pergunte a Ariely”. Dan pode ser encontrado no seguinte endereço eletrônico: www.danariely.com.

 

Professor of Psychology & Behavioral Economics at Duke University
Despite our intentions, why do we so often fail to act in our own best interest? Why do we promise to skip the chocolate cake, only to find ourselves drooling our way into temptation when the dessert tray rolls around? Why do we overvalue things that we’ve worked to put together? What are the forces that influence our behavior? Dan Ariely, James B. Duke Professor of Psychology & Behavioral Economics at Duke University, is dedicated to answering these questions and others in order to help people live more sensible – if not rational – lives. His interests span a wide range of behaviors, and his sometimes unusual experiments are consistently interesting, amusing and informative, demonstrating profound ideas that fly in the face of common wisdom.
He is a founding member of the Center for Advanced Hindsight, co-founder of Kayma, co-creator of the film documentary (Dis)Honesty: The Truth About Lies, and a three-time New York Times bestselling author. His books include Predictably Irrational, The Upside of Irrationality, The Honest Truth About Dishonesty, and Irrationally Yours, Payoff, and Dollars and Sense.
In 2013 Bloomberg recognized Dan as one of Top 50 Most Influential thinkers. He also has a bi-weekly advice column in the Wall Street Journal called “Ask Ariely.” Dan can be found at www.danariely.com.